terça-feira, 24 de novembro de 2015

“Diários Gráficos na Casa dos Mundos - Narrativas Gráficas de Interculturalidade”

Os USkP foram desafiados a fazer parte de uma exposição intitulada “Diários Gráficos na Casa dos Mundos - Narrativas Gráficas de Interculturalidade”, consistindo em desenhos nossos sobre o novo comércio de estrangeiros que se instalaram nas zonas da freguesia da Misericórdia (S.Bento) e Mouraria/Arroios. A mim coube-me desenhar a "Casa da Prosperidade" e o "Alif Kebab house".

Chuviscos, frio, sem sítio para me sentar, caderno demasiado grande para desenhar sem apoio, só contrariedades que me fizeram perceber que não tinha vindo bem preparada, o que não me deixou confortável a desenhar e se notou no resultado, mas lá se fez. Na loja chinesa de cerâmicas desenhei primeiro o exterior e depois aventurei-me no interior. Expliquei o propósito ao que a dona da loja acedeu, a profusão de objetos era enorme, lindíssimos para desenhar, mas muito complexos também, e quando reparei nos preços pensei que tinha de ter bastante cuidado com a mochila... Já tinha feito uns quantos objetos e estava a tentar perceber se ainda conseguia encaixar o padrão de um tecido, quando ouvi a dona a dizer "Menina, agora já chega, não?" Ok, já estava ali à demasiado tempo, não deixa tirar fotografias no interior e já aceitou em desenhar o que foi muito bom, mas agora tenho de ir embora! Mas não antes de tirar umas quantas fotografias ao trabalho e agradecer pelos desenhos bonitos :) e percebi que cometi uma falha muito grande em ter desenhado a divindade a meio do caderno, ficando cortada em dois, ups!
No Alif Kebab house desenhei apenas o exterior, depois arrependi-me de não ter entrado, compunha um bocadinho melhor um desenho, mas já estava mesmo cansada, em casa fiz o nome da loja no toldo que o vento não deixava ver nada!



Sem comentários: