sábado, 28 de julho de 2018

Pelo USk Simpósio 2018, no Porto

O Simpósio Internacional dos Urban Sketchers realizou-se no Porto entre os dias 18 e 21 de Julho. O Porto encheu-se de entusiastas de todo o mundo a desenhar pelos recantos das suas pitorescas ruas, e a ponte Dom Luís I nunca foi tão repetidamente desenhada por tantas pessoas e de tão diversas formas.
Oficialmente os inscritos eram 800 mas muitos mais foram os que se juntaram para desenhar pelas ruas. Eu fui uma das que andou a "vadiar" pela cidade, juntei-me a um grupo de pessoas que por diversas razões tb não tinham pass e a que espontaneamente chamamos de "Simpósio Vádio". Foram dias muito divertidos, de muita aprendizagem e partilha!

Aqui ficam os desenhos feitos ao longo dos dias.

O primeiro encontro fizemos junto à Sé. Esta era vista em frente ao largo. Pintei o casario com as grafites cores terra aguareláveis Art Graf da Viarco. Aqui tivemos um inusitado encontro com o Ian Fennelly que ficou curioso com os nossos desenhos ( quer dizer, com os da Alberta!). Claro que também quisemos ver os seus :)

No segundo juntámo-nos ao sketch walk ao longo da Ribeira

No 2º dia juntámo-nos ao sketch walk na praça dos Leões, desnhei a igreja do Carmo, usei grafite aguarelável e aguarela.

De tarde fomos para o jardim das Virtudes. A vista era fantástica sobre o Douro e Gaia.

Ao final da tarde nos Drink and Draw pela Ribeira, foi oportunidade de nos juntarmos a outros desenhadores, conversar e desenhar... e beber, claro

Fizemos uma sessão de desenho noturno com o Pedro Alves, que nos deu umas orientações. Não correu muito bem mas para primeira nada mau ;)

No terceiro dia o Sketch walk foi pela Sé, como já lá tinhamos estado descemos um pouco mais para desenhar.

O Drink and Draw da noite pela Ribeira
Aqui coloquei o logotipo que a Isa modificou por graça para o "Simpósio Vádio" :)

Desta vez passamos para o lado de Gaia para desenhar Porto by night! Já correu melhor :)

Á tarde descemos à Alfandega, a sede do Simpósio. Em frente está o Largo de Miragaia que já tinha começado a desenhar no dia anterior mas não consegui acabar. E ainda bem porque neste dia estava sol e havia sombras, ficando muito mais interessante!
Usei grafite e aguarela.
Uma recolha de recordações dos vádios e outros que se foram juntando.



à tarde já estava super cansada, para o sketch crawl apenas desenhei alguns dos desenhadores que eram umas boas centenas!

3 comentários:

Rosário disse...

É assim "os vadios" por vezes trabalham muito bem e melhor! Gostei muito dos teus desenhos!

Celeste Vaz Ferreira disse...

Que desenhos fenomenais Suzana. É sempre um deleite vir ao teu blogue e tentar aprender :)

Suzana disse...

Obrigada Rosário e Celeste, fico contente pelas palavras simpáticas :)
Beijinhos