sábado, 1 de julho de 2017

Entrevista



As últimas semanas têm sido uma loucura e os posts andam super atrasados, por isso vamos lá por as coisas em dia :)

Na agenda dos Urban Sketchers de Junho saiu uma pequena entrevista que aqui reproduzo.

http://urbansketchers-portugal.blogspot.pt/2017/06/agenda-dos-sketchers-junho-2017.html



Entrevista a Suzana Nobre
A Suzana é a associada nº 75 dos USkP. É designer na indústria cerâmica em Aveiro e costuma impressionar-nos com os seus desenhos de concertos.


Há quanto tempo desenhas?
Desde criança que me recordo de desenhar bastante, os primeiros rabiscos de que tenho memória são as personagens da Disney e os elementos do ambiente que tinha em redor. Apesar de crescer num meio com uma forte componente industrial, estava rodeada pela natureza, e os animais, as plantas, serras e os ambientes rurais, estavam sempre presentes nos meus desenhos tendo desenvolvido sempre esse gosto ao longo dos anos. Desenhava muito os animais dos livros sobre natureza e a família, quando tinham paciência para pousar! Parei durante bastante tempo após ter começado a trabalhar e os desenhos foram mesmo muito esporádicos. Mas em 2012 recomecei por necessidade de reaver o gosto pelo desenho e por influência do movimento dos USK , tendo mantido até agora esse hábito de uma forma regular.
Há quanto tempo és USk?
Desde 2012.
O que mais inspira os teus desenhos?
As pessoas, gosto muito de as desenhar, captar as suas expressões e os seus momentos; a música, adoro desenhar em concertos; a história dos locais e das coisas; a natureza, paisagens, plantas, coisas bonitas, detalhes que gosto de guardar e que transformam o ato de desenhar em momentos terapêuticos de muito relaxamento. Há bastantes sketchers que me inspiram, pelos resultados gráficos dos seus desenhos e pela forma como resolvem determinadas 
situações, o que me leva a experimentar e explorar as suas técnicas.
O encontro USk mais marcante?
Foi sem dúvida o primeiro encontro a que consegui ir, "O Conservatório sai à rua - take 2" em finais de 2013. Aí conheci algumas das pessoas por trás dos desenhos que apenas conhecia do blog. Vivi aquela experiência do desenhar em grupo e de partilha dos desenhos e experiências. Por outro lado também foi um encontro que tinha o propósito de ajudar o conservatório, o que o tornou mais especial e ainda por cima ligado à música, a experiência de desenhar durante concertos foi maravilhosa!
Que materiais preferes usar?
Prefiro cadernos cosidos de pequena dimensão, não gosto de desenhar em áreas muito grandes (a não ser que possa despender bastante tempo a pormenorizar) e com uma gramagem de folha acima dos 160gr que me permita aguarelar. Mas gosto de experimentar formatos diferentes para testar outras composições e formas de desenhar. Nos materiais, apesar de dar preferência à caneta de tinta preta indelével para desenhar e aguarela para colorir, gosto de variar, experimentar e misturar, desde lápis de cor, grafite, grafite aguarelável, bic, tinta da china... para perceber as potencialidades que daí posso retirar. Em situações específicas gosto de insistir com alguns materiais como a bic azul ou preta para desenhar pessoas durante as viagens ou a caneta pincel de tinta da china para concertos.

Sem comentários: