segunda-feira, 6 de junho de 2016

Vivó Bairro

Musica, espetáculos, teatro, exposições, instalações artísticas, cinema, arte pública, histórias, partilha de saberes e tantas atividades que encheram este fim de semana em que a comunidade Aveirense se juntou numa participação única :) . Andei por lá a participar numa intervenção com os ASK e no Domingo fui usufruir e desenhar!

"Vivó Bairro! O conceito de Bairro Histórico de Aveiro é um desafio da Associação A CORDA para mobilizar a comunidade que habita, trabalha, usa e acarinha a zona histórica da cidade para contribuir para a sua revitalização funcional.
A noção de bairro é aqui usada com dois sentidos:
Bairro enquanto unidade de vizinhança, espaço de encontro e proximidade entre os membros da comunidade (a noção de bairro implica que a residência seja a função dominante);
Bairro enquanto sinal de bairrismo, de apego ao bairro, aos valores identitários aveirenses (que não são imutáveis, que também se constroem).
Queremos celebrar Aveiro e abrir um espaço privilegiado para se mostrar o que se pode inventar na cidade e da cidade para o mundo, promovendo novas experiências, divulgando o que de melhor se faz na região, projectando o bairro como laboratório de ideias onde a comunidade possa participar e intervir."


Várias instalações e intervenções no mobiliário urbano animaram as ruas do bairro, os ASK tb iniciaram um projeto nas caixas de eletricidade que não vai ficar por aqui...

Cinco professores de vários conservatórios de musica juntaram-se neste grupo fantástico, foi lindíssimo ouvi-los e desenhar ao som das peças que interpretaram.
- Rui Gama do Conservatório de musica do Porto, Paulo Pires de Braga, Paulo Amorim de Aveiro, André Madeira de Coimbra e Júlio Guerreiro de Lisboa -


A praça encheu-se para várias atividades uma delas foi a passagem de modelos inclusiva.

Várias escolas participaram em várias atividades artísticas e uma delas foi esta recriação das portas da cidade, com azulejos feitos de desenhos e pinturas pelas crianças. A livraria Gigões e Anantes tinha uma demonstração e exposição de instrumentos musicais diferentes e muito interessantes.

4 comentários:

Miú disse...

Tão interessante! E tantos desenhos! Aveiro parece ser uma cidade muito dinâmica e jovem. :)

Suzana disse...

Obrigada Miú! É muito giro quando a comunidade se une e surgem coisas bonitas :) Envolver os cidadãos na organização e faze-los participar na construção é o segredo!

Marilisa Mesquita disse...

Lindíssimos Suzana! :)

Suzana disse...

Obrigada Marilisa :)