domingo, 1 de maio de 2016

Pelas ruas do Alboi

Tenho um fascínio por casas antigas, do peso do tempo e da história, dos elementos que persistem em existir apesar da degradação. Em Aveiro há casas muito bonitas, pequenas e castiças com a traça tradicional dos bairros antigos, com belos azulejos cheios de detalhes. Passear pelos bairros do Beira Mar, Vera-Cruz, Alboi, é um regalo para os olhos, mas tem de se observar, procurar, levantar os olhos para encontrar estas lindas casas. Tenho pena de não perceber muito de azulejos, para perceber a sua época, porque são maravilhosos e são o que caracteriza mais as casas dos bairros antigos! Mas é certo que muitas delas estão num lastimoso estado de degradação, ou abandonadas, azulejos a desaparecer... encontram-se algumas em recuperação e pergunto-me sempre se vão manter a raça original mantendo as suas características.

Ando há que tempos para começar a desenhar os azulejos que me têm chamado a atenção durante os minhas voltas e este sábado decidi começar!
Comecei pelo Bairro do Alboi, um dos bairros mais antigos de Aveiro, com umas casas muito bonitas. Claro que me lembrei logo do pormenor que não me faz desenhar mais em Aveiro... o vento gelado!!

Nesta primeira, abandonada e a degradar-se, o vizinho do nº 14 disse-me que tinha ele ido viver para ali com 8 anos (tem 72) e já a casa era assim, velha e com esses azulejos ( e estava eu a imaginar os azulejos dos anos 60... não percebo nada!) e a casa dele tinha os mesmos, mas foi renovada.



O nº 17 está em obras, o interior está um estaleiro (espreitei pela caixa do correio) mas a fachada está ainda intocável, mantém os azulejos e todos os pormenores, mas já estão muito degradados e faltam alguns. Um bocado mais à frente, do outro lado do jardim, outra casa tinha os mesmos azulejos, em bastante melhor estado, mas aqui permitia-me sentar no chão e estar à vontade pois é uma rua pedonal. Esta tb o Sr. se lembra de já ter estes azulejos.





4 comentários:

Miú disse...

Muito interessante o teu projecto de registar os azulejos da zona de Aveiro. Queremos ver a evolução dele! Concordo, são uma das manifestações mais típicas e criativas da arquitectura nacional.

Suzana disse...

Obrigada :) São mesmo bonitos! Bem, é para ir sendo feito com tempo, mas há mesmo muito para registar.

Marilisa Mesquita disse...

Lindíssimos!!!

Suzana disse...

Obrigada Marilisa :)