quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Desenhar a Universidade de Coimbra

Um bocadinho atrasado este post, mas a verdade é que não conseguia encontrar as fotos :).
No passado dia 19 de Setembro decorreu a atividade  Desenhar a Universidade de Coimbra, o encontro ficou parco em documentação fotográfica pois esta ficou um bocadinho esquecida, mas foi muito bom e com uma ótima receção por parte da UC :).

De manhã tivemos uma visita guiada pelas instalações da Universidade, ao fim da qual nos espalhamos pelos diversos locais e desenhamos à vontade o que mais nos chamou a atenção.

Da parte da tarde, orientei um workshop dividido em duas partes. A primeira decorreu no interior da Biblioteca Joanina e o exercício resultou da dificuldade com que me deparei ao entrar no local, não saber o que e como desenhar o que via, tal era a profusão de pormenores arquitetónicos e cores. A ideia seria então desenhar um elemento arquitetónico ou estrutural do interior a linha, e depois usar apenas a mancha para os elementos decorativos, os quais se podiam sobrepor à linha.
A segunda parte decorreu no exterior. O exercício incidiu sobre a representação primeiro com mancha, definindo a forma, os elementos que a compõem, as sombras e as cores, de uma forma mais expressiva e espontânea e no final fazer a linha para concretizar melhor a forma, corrigir as proporções e pormenorizar melhor alguns elementos .

Deixo aqui algumas fotos de algumas das participações e dos primeiros desenhos que fiz da Universidade quando a visitei pela primeira vez.


 
 
Da capela de São Miguel apenas se via a porta, esta encontrava-se em obras, estando toda coberta por andaimes e lonas e ao interior não se podia aceder pois tinha sido aplicado um produto, que impedia a entrada de pessoas, uma pena! Baralhei-me completamente com os arcos da porta, uma complicação para os meus olhos :D
 

No interior da biblioteca Joanina, já durante o Workshop.

A Biblioteca Joanina e a estatua de D.João III. Parece um edifício isolado, mas ao lado fica a Capela, que estando coberta pelas lonas, optei por não desenhar, o que foi um erro.

O desenho da Marcela, resultado do Workshop dentro da Biblioteca Joanina.
Desenho da Marcela da porta da capela, resultado da segunda parte do Workshop, no exterior.


Desenhos feitos em Maio, quando visitei a Universidade pela primeira vez.

A famosa "Cabra", nome que os estudantes deram à torre, por ser a responsável de os acordar cedo e sempre a horas todas as manhãs.



Só no final reparei que fui fazendo um zoom à estátua de D. João III. Ao lado um desenho de Eechje, uma bonita cadelinha que acompanhava os seus donos, um casal Holandês numa viagem por Portugal de caravana. Enquanto um dos elementos ficava cá fora com a cadela, o outro fazia a visita aos interiores dos edifícios!
 
No interior da capela de São Miguel.

No interior da biblioteca Joanina.



4 comentários:

Henrique Vogado disse...

Vale sempre a pena ver ou rever os desenhos de encontros/workshops.
Só estive uma vez de passagem pela Universidade de Coimbra. Hei-de voltar lá com tempo. E para desenhar.

Falta rectificar no texto a data, deve ser 19 de Setembro e não Outubro.

Suzana disse...

Há pormenores muito bonitos a descobrir e vale a pena fazer uma visita guiada, ficam-se a conhecer coisas muito interessantes. Obrigada, vou retificar :)

Anónimo disse...

São fenomenais os seus desenhos!
Está de parabéns!

Mariana

Suzana disse...

Muito obrigada Mariana :)