quarta-feira, 1 de julho de 2015

Os Moliceiros de Aveiro

Desenhos feitos no Cais da Fonte Nova em Aveiro, durante o concurso de painéis de moliceiros, inserido na Grande Regata da Ria de Aveiro. Os moliceiros são belíssimos com as velas hasteadas, é uma boa oportunidade de os ver assim, majestosos.
Já não se apanha o moliço, mas ainda se mantém a tradição destes belos barcos, por quem ama a ria, com a sua manutenção e construção. Atualmente estão confinados à utilização turistíca, embora os que se encontrem atracados dentro de Aveiro não sejam bem os originais, são mais adaptados a esta utilização. Temos de ir à Murtosa e à Torreira, à zona lagunar para encontrar as embarcações originais.  Os mais corajosos hasteiam a vela nos passeios, ouvi eu nesse dia pela boca do dono do Sermar (uma replica mais pequena dos moliceiros), pelos visto tive a sorte de já ter dado um passeio num bem corajoso, O Pardilhoense, durante as festas de São Paio na Torreira, foi lindíssimo navegar assim, com aquela vela enorme :)





Na Torreira, em 2012, durante as festas de São Paio - foto Suzana Nobre

2012 - Durante o passeio no "O Pardilhoense"- foto Suzana Nobre

2 comentários:

Miú disse...

Lindos os desenhos e óptimas as duas fotografias!

Suzana disse...

Obrigada Miú :) Desenho-os tão pouco, como em Aveiro são todos de empresas turísticas não têm aquela beleza característica e fico sempre a pensar que ainda me vão cobrar por estar a desenhar (tolice mas que se há-de fazer :D)