segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Minas da Panasqueira

Estes desenhos foram feitos nas mini férias de final de ano, na minha terra as Minas da Panasqueira, localizada na Barroca Grande, concelho da Covilhã. Aqui explora-se o volfrâmio desde o início do século passado. Sempre me recordo dela assim... Já mudou de mãos muitas vezes, já fechou e reabriu. As instalações degradaram-se, mas também recuperações foram feitas nos antigos edifícios conforme a necessidade de os reutilizar. Mas as imagens chave continuam intocáveis na minha memória, ao longo destes quase 40 anos: as escombreiras de estéril com os montes de neblina ao fundo; os edifícios da lavaria revestidos a chapa de tons ocre e cinza; os dormitórios dos trabalhadores não residentes; os bairros dos trabalhadores, com aquele estilo tão britânico que reflete as politicas socias dos primeiros donos da empresa.
Estes desenhos deram-me imensa satisfação, porque finalmente proporcionaram-se as condições ideais para os fazer e aproveitei para explorar a aguarela só com o desenho de lápis . Não se veem pessoas porque de fato não se viam... por vezes parece mesmo uma aldeia fantasma!


Parte das escombreiras que terminam numa barragem de lamas no seu sopé, a imagem mais marcante desta paisagem.


Uma pequena parte da lavaria, a mais marcante para mim.


Alguns do dormitórios já foram reabilitados para receber trabalhadores. Estes estavam abandonados.


Não me atrevi a fazer o bairro inteiro, consegui fazer dois grupos inteiros e já foi um desafio enorme de perspetivas e orientação das casas. Segundo o senhor Manuel, consegui orientar-me e ainda identificou a sua casa :)

3 comentários:

Pedro Loureiro disse...

Que extraordinária reportagem! Adoro estas investigações ao património em desuso!

Suzana disse...

Obrigada :)Ainda à tanto para desenhar neste sítio, então o parque industrial é um sonho para quem gosta destas coisas!!

Suzana disse...

"Ainda há tanto" ai que erro feio :p